fbpx
WEE1’E32
1R24T1T3TY •

Os índios Krikati

Os índios Krikati
3 de setembro de 2018
Dentro de alguns dias nosso diretor clínico Dr. Michel Rubin irá embarcar com a Força Aérea Brasileira para o Maranhão. O projeto tem como objetivo levar saúde e qualidade de vida ao povo Krikrati, na Aldeia São José. Serão prestados inúmeros atendimentos e aproximadamente 300 cirurgias oftalmológicas.
A autodenominação do povo Krikrati quer dizer “aqueles da aldeia grande”, a terra indígena está localizada nos municípios maranhenses de Montes Altos e Sítio Novo, a sudoeste do estado. A tribo é banhada por rios e córregos das bacias do Tocantins (Lajeado, Arraia, Tapuio, entre outros) e Pindaré/Mearim. Aliás, o primeiro destes importantes rios do Maranhão tem sua cabeceira principal dentro da Terra Indígena.
Em 2005, os Krikrati habitavam em duas aldeias: São José (a maior e mais antiga) e Raiz, esta fundada poucos meses depois da conclusão da demarcação física da área em 1999. Havia ainda uma aldeia (Cocal) composta por indivíduos guajajara casados com algumas mulheres Krikrati.
O trabalho voluntário será feito com os Expedionários da Saúde, é financiado por empresas privadas e tem o apoio do Exército Brasileiro. A expedição acontecerá dos dias 07/09 até 15/09.
Os índios como prometido, estão esforçados preparando tudo para nos receber!

Postado em Blog por cevipa