Opacidade Capsular Posterior

Opacidade Capsular Posterior
5 de agosto de 2016

OPACIDADE DE CÁPSULA posterior pode acontecer após a cirurgia de catarata, Dr. Michel Rubin, médico oftalmologista da CEVIPA com formação na Santa Casa de São Paulo e University of California San Francisco, traz informações para que você fique bem informado. Confira:

O QUE É OPACIDADE CAPSULAR POSTERIOR?

Na cirurgia de catarata, após a retirada do cristalino que está opaco (lente natural do olho), é implantada uma lente artificial dentro de seus olhos. Esta lente é implantada em um suporte que a manterá na sua devida posição, o nome desse suporte é cápsula posterior.

Em aproximadamente 10% dos casos após a cirurgia de catarata, esse suporte pode apresentar opacificação, deixando a visão menos nítida.

opacidade-capsular-01

LENTE INTRA OCULAR IMPLANTADA EM CÁPSULA POSTERIOR SEM OPACIFICAÇÃO.

opacidade-capsular-02

OPACIDADE DA CÁPSULA POSTERIOR.

ENTÃO A CATARATA PODE VOLTAR?

Não, uma vez retirada, a catarata não pode retornar. Caso a cápsula posterior se opacifique, uma vez tratada, não volta a se opacificar.

QUAL O TRATAMENTO DA OPACIDADE DE CÁPSULA POSTERIOR?

Chama-se CAPSULOTOMIA COM YAG LASER. Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação, com duração de aproximadamente 10 minutos, indolor, em que através da energia emitida pelo laser é rompida a área central da opacificação. Após aproximadamente 3 dias do procedimento há restauração da visão.

opacidade-capsular-03

Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:

Postado em Blog por cevipa