Lentes de Contato

Lentes de Contato
6 de julho de 2015
  • Qual o tempo de duração de lentes de contato? 
  • Qual devo escolher?
  • Existe algum risco em usar lentes de contato?
  • Quais as recomendações?

CONFIRA ABAIXO AS RESPOSTAS DESTES E OUTROS COMUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE LENTES DE CONTATO!

 POR QUE ADAPTAR SUAS LENTES NA CEVIPA?

A CEVIPA OFTALMOLOGIA dispõe de exames complementares modernos e diversos tipos de lentes de contato, que podem tratar as mais diversas necessidades. Realizamos treinamento teórico e prático e fornecemos materiais para aumentar a segurança e conforto. Após o seu primeiro uso de lentes de contato conosco, oferecemos condições ainda mais especiais com descontos expressivos e entrega a domicílio.

QUAIS AS INDICAÇÕES DE LENTES DE CONTATO?

Em algumas situações o uso de óculos pode causar incômodo estético ou mesmo funcional, são exemplos: prática esportiva, maquiagem no caso de mulheres e graus elevados.

Nos casos de córnea irregulares como em portadores de ceratocone e mesmo em altos graus de astigmatismo, a visão com óculos pode ficar com a qualidade comprometida. Lentes de contato podem proporcionar uma melhor qualidade visual.

Há também lentes de contato coloridas com ou sem grau e lentes cosméticas que podem ser usadas em olhos com cicatrizes com excelentes resultados.

EM QUE TIPO DE AMETROPIA (GRAU) A LENTE DE CONTATO PODE SER USADA?

A lente pode ser usada na miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

QUAL O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS?

MIOPIA: A imagem é focada antes da retina, isso produz baixa visão principalmente para longe. Acima dos 40 anos de idade, graus baixos de miopia podem deixar a visão boa para perto e ruim para longe sem uso correção (óculos ou lente de contato).

HIPERMETROPIA: A imagem é focada após a retina, isso resulta em borramento visual para perto e para longe sem correção.

ASTIGMATISMO: A curvatura da córnea difere entre os meridiano vertical e horizontal. Isso resulta em distorção na imagem para longe e perto sem correção.

PRESBIOPIA: É a famosa vista cansada. Após os 40 anos o músculo que muda a curvatura da lente natural de nossos olhos para o foco de perto, começa a ficar relaxado. Esse processo é progressivo até por volta doas 55 anos, quando esse músculo fica paralisado, isso resulta em baixa visão progressiva para perto até sua estabilização. Pessoas que nunca utilizaram óculos, começam a esticar seus braços para ler letras pequenas para perto por volta dos 40 anos, até que sentem a necessidade de uso de óculos para leitura.

Tabela demonstra diferentes tipos de lente de contato e suas possíveis indicações:

TIPO DE LENTE DE CONTATO TRATAMENTO
Gelatinosas esférica Miopia, hipermetropia e presbiopia (monovisão)
Tórica Astigmatismo e presbiopia (monovisão)
Multifocais Presbiopia
Rígidas gás permeável Ceratocone, altos graus miopia, hipermetropia ou astigmatismos irregulares
Escleral Ceratocone avançado

TENHO RECEIO DE UTILIZAR LENTES DE CONTATO, COMO VOU APRENDER OS CUIDADOS?

Realizamos um completo treinamento teórico e prático, fornecendo diversas orientações de cuidados, manuseio, conservação e duração para que nossos pacientes possam usar lentes de contato com maior segurança.

Mesmo após o treinamento, havendo dúvida ou dificuldade na manipulação/manuseio das lentes, nossa equipe esta a disposição para esclarecimentos, ou mesmo, para reforçar o treinamento prático na colocação, retirada e cuidados de suas lentes, sem necessidade de marcação de consultas.

Embora o treinamento ajude, é normal haver uma dificuldade inicial, principalmente no manuseio, o que com a prática diminuí progressivamente. No início do uso, por maior manipulação devido a dificuldade no manuseio, seus olhos podem ficar mais sensíveis e irritados, o que costuma melhorar com a prática, geralmente em poucas semanas.

QUAL LENTE DEVO ESCOLHER?

lentes-de-contato-01

Dentre diversos diferenciais, a oxigenação que sua córnea terá com o uso de cada tipo de lente de contato é um dos principais. Lente pouco permeáveis podem trazer irritação e desconforto ocular, principalmente no final do dia, após horas de uso, sendo esta irritação uma espécie de aviso do próprio corpo sobre a hipóxia (falta de oxigenação) que esta havendo a sua córnea. A médio e longo prazo, o uso crônico, especialmente de lentes pouco permeáveis ao oxigênio, podem ocasionar neovascularização da córnea, ou seja, crescimento de vasos sanguíneos em uma área da córnea onde não deveria haver. Olhos com neovascularização de córnea podem ficar progressivamente mais sensíveis e mais vermelhos cronicamente.

lentes-de-contato-02

Existe um coeficiente que mede a transmissibilidade ao oxigênio de diversos materiais, que consta na caixa de suas lentes de contato, chama-se DK/L, lentes com alto DK/L possuem boa oxigenação. No mercado há lentes com DK/L que variam de 15 a 150, portanto havendo grande diferença na oxigenação da córnea entre as diferentes opções de lentes.

lentes-de-contato-04

Na CEVIPA Oftalmologia utilizamos apenas lentes de contato com alta transmissibilidade ao oxigênio. Nos preocupamos com sua saúde ocular a curto, médio e longo prazo.

HÁ ALGUM RISCO EM SE USAR LENTES DE CONTATO?

Sim, principalmente quando os cuidados não são adequados, a lente pode causar desde simples ceratites (machucados na córnea que costumam cicatrizar espontaneamente em até 24 horas) até graves úlceras de córnea. O cuidado é essencial.

lentes-de-contato-03

QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES ?

Embora o uso consciente de lentes seja muito seguro, cuidados são necessários.

  • USE LENTES DE BOA QUALIDADE

Lentes com alta permeabilidade ao oxigênio podem lhe propiciar mais conforto e mais segurança ao uso.

  • RESPEITE A DURAÇÃO DE SUAS LENTES

Como qualquer outro produto, se utilizado além do período recomendado, pode haver complicações. No caso das lentes de contato gelatinosas descartáveis, cada unidade, após aberta, tem duração de até 45 dias, devendo ser descartada após esse período. Já lentes gelatinosas de uso anual, como o próprio nome informa duram um ano.

  • NÃO DURMA COM SUAS LENTES DE CONTATO

A noite com os olhos fechados, há uma natural diminuição na oxigenação da córnea. As lentes de contato seriam mais uma barreira, impedindo uma oxigenação adequada. Diversos estudos comprovaram que usuários que dormem com suas lentes de contato, apresentam potenciais complicações, como a úlcera de córnea, que pode inclusive deixar sequelas visuais definitivas, com uma frequência muito maior do que os usuários que retiram as lentes para dormir.

  • SEJA RIGOROSO COM A HIGIENIZAÇÃO

Utilize apenas as opções de líquidos indicadas por seu médico oftalmologista para a limpeza e conservação de suas lentes de contato. A regra é não improvisar, jamais utilize soro fisiológico ou agua da torneira. A solução própria é adequada para evitar avarias e mesmo contaminação de suas lentes.

Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:

Caso tenha interesse em diminuir sua dependência do uso de óculos, ou mesmo, esteja insatisfeito com sua visão atual com os óculos ou lentes atuais, faça uma avaliação e descubra quais as melhores opções para o seu caso.

Dr. Michel Rubin, médico oftalmologista com formação na Santa Casa de São Paulo e University of California –  San Francisco.

Postado em Blog por cevipa