fbpx
WEE1’E32
1R24T1T3TY •

Conheça 13 verdades e mentiras quando o assunto é oftalmologia!

Conheça 13 verdades e mentiras quando o assunto é oftalmologia!
12 de setembro de 2018

Alguns cuidados são necessários para manter a saúde dos olhos e evitar problemas, mas também é necessário que você saiba que algumas informações que ouvimos não passam de mentiras, e ao contrário do que se pensa, podem mais prejudicar do que ajudar na saúde dos olhos.

Confira o artigo exclusivo com 13 verdades e mentiras sobre a saúde de seus olhos que a Cevipa preparou especialmente para você!

1 – A leitura com pouca luz pode prejudicar minha visão?

Mentira! Muita ou pouca luz pode apenas causar desconforto e reduzir seu interesse, no escuro há uma redução na velocidade que você lê e um maior estímulo ao sono.

2 – Usar óculos de outras pessoas faz mal?

Verdade! Não é por acaso que é necessário uma consulta ao oftalmologista antes de você escolher seus óculos. As medidas de distância entre os olhos e do eixo do grau dos óculos, por exemplo, varia de pessoa pra pessoa. Usar óculos alheios ou comprar modelos prontos em feiras podem causar dores de cabeça, fadiga e tonturas.

3 – Preciso trocar meus óculos de grau todos os anos?

Mentira! Se na sua consulta de rotina com o oftalmologista não houver alteração no seu grau, não é necessário trocar os óculos. As lentes colocadas nos óculos não tem prazo de validade, portanto podem sofrer desgastes cotidianos, como arranhões, perda da camada antirreflexo, entre outras coisas… o que vai exigir a troca.

4 – Os óculos escuros protegem meus olhos?

Verdade! Os óculos escuros são uma importante proteção contra os raios emitidos pelo sol. Mas para que sejam eficazes é necessário que os óculos tenham a proteção contra os raios ultravioletas e infravermelhos. Não compre óculos escuros que não sejam originais! As lentes escuras fazem com que a pupila se dilate, permitindo a entrada de mais luz. Sem a proteção necessária esse excesso de raios solares pode causar doenças como a catarata.

5 – Se eu ficar olhando para o sol pode causar cegueira?

Verdade! Quando a exposição dos olhos é prolongada, os raios ultravioletas que são emitidos pelo sol podem causar queimaduras e lesões sem chance de cura na retina e no cristalino, podendo inclusive desencadear a catarata.

6 – Ficar muito tempo na frente do meu computador pode comprometer minha visão?

Mentira! Ficar muito tempo na frente do computador não compromete a visão, o que acontece é que a luz emitida pela tela faz com que você pisque menos, reduzindo a lubrificação dos olhos e gerando desconfortos como a ardência nos olhos. Para evitar isso, faça uma pausa de cinco minutos a cada hora que você fica na frente do monitor.

7 – Colírios podem ser usados sem receita médica?

Mentira! Colírios são medicamentos e só devem ser usados com prescrição, mesmo os que são indicados para lubrificar os olhos. O uso por conta própria de colírios podem causar sérios danos aos seus olhos. Por exemplo, colírios com corticóide podem levar ao glaucoma e a catarata. Lave sempre as mãos antes de usar o colírio e não encoste o frasco nos seus olhos.

8 – A cenoura faz bem aos olhos?

Verdade! A cenoura é rica em vitamina A e luteína, substâncias que oferecem uma proteção natural para os olhos, melhorando especialmente a visão durante à noite. Além de comer cenoura, ter uma dieta equilibrada também é essencial para a saúde dos olhos.

9 – A diabetes pode causar cegueira?

Verdade! Taxas altas de glicemia comprometem a saúde dos olhos e podem causar descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata. Toda pessoa que tem diabetes deve fazer o mapeamento da retina todos os anos com seu oftalmologista para verificar se a doença causou problemas.

10 – A catarata é hereditária?

Mentira e verdade! Há alguns casos de catarata que são hereditários, mas a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento do cristalino, que aparece conforme vamos envelhecendo. Diabetes, traumas oculares, o consumo de álcool e cigarro também podem causar a catarata.

11 – Faz mal ficar assistindo TV muito de perto?

Mentira! Sentar mais perto do que o necessário pode te causar uma forte dor de cabeça, mas não pode prejudicar a sua visão. Porém, se você está se sentando mais próximo a sua televisão do que o normal por não estar enxergando, isso pode ser um sinal de miopia.

12 – O consumo de adoçantes artificiais pode aumentar a sensibilidade dos meus olhos à luz?

Verdade! Se você consume muitos adoçantes, seus olhos podem se tornar mais sensíveis à luz. Isso acontece devido à composição de alguns produtos. O uso de alguns antibióticos, contraceptivos, remédios para pressão alta e para diabetes também podem deixar os olhos mais sensíveis.

13 – Canetas à laser podem danificar meus olhos?

Verdade! Os raios laser podem causar danos graves à visão, inclusive a cegueira. O que acontece é que a maioria desses produtos não são regulamentados, e por isso podem atingir uma alta potência de luz. Quando são apontados para os olhos, podem atravessar a córnea e chegar até a retina, provocando queimaduras e, em muitas vezes, a cegueira.

Postado em Blog por Cevipa Geral